Design For Craft

Eventos e Programas — Curadora, Directora Artística
Lisboa, Portugal, 2025

Conceito e curadoria de Guta Moura Guedes insere-se no novo eixo estratégico da FIA Lisboa – Feira Internacional de Artesanato – que visa reforçar o valor cultural e económico do sector.

A FIA Lisboa, a segunda maior feira da Europa e a maior da península ibérica, apresentou em 2025 uma nova visão para o futuro do artesanato, estreando a plataforma Design For Craft. Esta iniciativa, com conceito, curadoria e direção artística de Guta Moura Guedes, marcou o início de uma nova estratégia da FIA ancorada no diálogo entre artesanato e design contemporâneo.

Com ambição nacional e internacional, Design For Craft  afirma, a partir de Lisboa, o papel do design como motor de sustentabilidade para o artesanato, quer em termos sociais, quer económicos. O programa procura alargar mercados, atrair novas gerações, valorizar o saber-fazer tradicional e incentivar práticas sustentáveis no cruzamento entre cultura material e inovação.

A primeira materialização desta plataforma foi uma exposição inaugural no Pavilhão 1 da FIA Lisboa 2025, que esteve patente na FIL entre os dias 28 de Junho e 6 de Julho, que se constituiu como uma declaração de intenções e o ponto de partida para o trabalho a desenvolver nos próximos anos, reunindo peças exclusivamente produzidas por artesãos portugueses com intervenções de design contemporâneo, tanto nacional como internacional.

A identidade gráfica da plataforma foi concebida pelo estúdio R2 Design, sediado no Porto.

O artesanato acompanha a evolução da humanidade, é naturalmente sustentável, mas está em muitos casos em risco de desaparecimento ou de grande fragilização. O design é a disciplina operativa do século presente e deve estar ao serviço do artesanato, numa relação que tem um potencial real para o proteger e inovar enquanto lhe confere sustentabilidade económica. Nesta primeira edição da Design For Craft mostramos cerca de 70 peças exclusivamente produzidas por artesãos portugueses onde o design contemporâneo, nacional e internacional, se debruçou sobre o universo do artesanato.  A combinação das duas competências deu origem a algo de novo – onde se reconhece a mestria da mão, a cultura de um território, a força do material e as competências de projecto do design.” Junho 2025

Voltar