Nasceu a 23 de Julho de 1965, em Torres Vedras, Portugal, filha de Ruy de Sousa de Moura Guedes e Maria Margarida Alves Gato de Moura Guedes. Tem dois filhos, Rui Maria (1991) e Manuel (1995), e uma neta, Alice (2021).

Co-fundadora e Presidente da associação cultural sem fins lucrativos Experimenta, criada em Lisboa em 1998, há mais de 20 anos que o seu trabalho se destaca internacionalmente no território da cultura, do design e da arquitectura. Concebe, dirige e comissaria diversos projectos nestas áreas, exercendo também actividade enquanto consultora, jurada, professora e oradora em debates e conferências na área do design e do desenvolvimento estratégico, em Portugal e no estrangeiro.
Tendo estudado piano, biologia, Cobol 74, gestão hoteleira e design, foi Directora da Fundação Casa da Música e Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém, tendo sido distinguida pelo Governo Francês com o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras. É considerada desde 2018 uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal.

Desenvolve o seu percurso profissional tendo como principal objectivo reforçar a importância da cultura enquanto pilar de uma sociedade sustentável e igualitária, enquanto factor indispensável ao desenvolvimento humano.

Contactos

guta@gutamg.com

CV

Imagens