Design Foundation for Women and Crafts
Portugal, 2022
Criação do conceito e co-criação do programa Design Foundation for Women and Crafts.
Após algumas deslocações à ilha da Madeira a convite do Governo Regional e do IVBAM para conhecer os núcleos de artesanato locais, entre 2014 e 2016, e após o fim da bienal EXD em 2017, GMG interessou-se progressivamente pela área do artesanato em geral e pelo o artesanato no feminino em particular e pela sua relação com o design contemporâneo. Juntamente com a equipa da experimenta, entre 2016 e 2019, criou o programa Design Foundation for Women and Crafts, contando com a participação de Rita Sousa Tavares e de Aviva Obst, formalizando-se como uma iniciativa da experimenta e da associação Design For Crafts, criada para o efeito em Junho de 2020.
O programa Design Foundation For Women and Crafts foi criado para contribuir, através da introdução de estratégias de design, para a protecção, reforço e melhoria dos clusters de artesanato feito por mulheres, reconhecendo o particular impacto social do seu trabalho, para além das dimensões culturais e ambientalmente sustentáveis do artesanato em geral. Esteve em preparação desde o final de 2016 e esteve pronto a ser apresentado ao público em Março de 2020, mas a pandemia do Covid-19 veio atrasar esse lançamento, sendo que por outro lado, veio sublinhar a relevância desta acção tendo em conta as fragilidades do século XXI – que foram enfatizadas pela situação que a pandemia trouxe.
Algumas das acções propostas estão agora em implementado em colaboração com a experimentadesign e a Terrafoundation. A primeira acção, Forward, iniciou-se em 2022 e juntou Portugal, Itália e Roménia. A segunda, o Fazer Bem, aconteceu em 2023.