EXD’11 Useless
Lisboa, Portugal, 2011
GMG foi a directora da sexta edição da bienal experimentadesign, em Lisboa, que refectiu sobre o tema Sem Uso no universo do design e da cultura de projecto.
Esta foi a sexta edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea.
O tema desta edição, Useless, propôs um questionamento aprofundado da ideia de utilidade e do conceito de “sem uso”. No programa da bienal a ideia — e juízo de valor subjacente — de inútil ou sem utilidade foi examinada de diferentes perspectivas. Numa perspectiva económica, questionou os paradigmas da produção industrial, a inevitabilidade do consumo e as decorrentes problemáticas do desperdício e desenvolvimento sustentável. Numa perspectiva cultural, arriscou um olhar sobre a ética de trabalho do mundo Ocidental e do dogma da produtividade; numa perspectiva social, propôs-se questionar o equilíbrio precário entre percepções objectivas e subjectivas de “valor”, atribuídas a instituições, interacções ou até mesmo indivíduos. Do ponto de vista intelectual ou criativo, traçou um perfil do potencial insuspeito — mas avassalador — de experiências, tentativas falhadas, protótipos abandonados e descobertas surpreendentes para as quais não havia sido, aparentemente, encontrada uma finalidade.
DATAS: 28 de Setembro – 27 de Novembro 2011
EXD’11/Lisboa contou com 164 participantes de 18 países, num programa de 132 eventos, entre 25 nucleares, 60 tangenciais e 47 educativos.