Homo Faber

Exposições — Co-Curadora
Venice, Italy, 2018

GMG foi co-responsável pela selecção das peças dos designers portugueses para a Homo Faber 2018.

A primeira edição deste evento cultural dedicado ao artesanato europeu e ao design, com o tema Crafting a More Human Future, teve lugar na Fondazione Giorgio Cini, na ilha de San Giorgio Maggiore, um dos locais mais belos de Veneza.

Organizado pela Fundação Michelangelo, a edição inaugural da Homo Faber atraiu 62,5 mil visitantes de todo o mundo dando início a um novo movimento cultural com o objetivo de celebrar e apoiar os mestres artesãos que criam objetos de verdadeira excelência recordando ao público o valor da mão e da mente humana.

Com 16 espaços distintos de exposição, cada um deles concentrado num aspecto diferente do artesanato,  esta edição teve a contribuição de  uma vasta equipa de curadores, arquitetos e designers incluindo Michele De Lucchi, Judith Clark,  Stefano Boeri e a designer de interiores parisiense India Mahdavi.

Guta Moura Guedes propôs uma lista de designers e de peças para a Homo Faber, para o núcleo Best of Europe, com curadoria de Jean Blanchart e design layout de Stefano Boeri. Da lista proposta, foram escolhidas as peças Caruma, de Eneida Tavares, Planified Glass, de Jorge Carreira e Cerne Mutante de Samuel Reis e Vitor Agostinho.  A peça CBS.V#01.2013 – JAR CUBES de Vitor Agostinho integrou uma outra sala da exposição,  com comissariado pela Triennale di Milano, sob o tema Centuries of Shape.

Três artesãos portugueses estiveram em Veneza na Fondazione Cini, a convite da Homo Faber, a executar os seus trabalhos perante o público que visitava o evento, juntando-se a dezenas de outros artesãos de toda a Europa. Duas bordadeiras da Madeira e, sob a proposta de GMG, um artesão de bunho de Santarém.

Voltar