Peter Zumthor Edifícios e Projectos 1986-2007

Exposições — Co-Curadora, Comissária
Lisboa, Portugal, 2008

Comissária da primeira grande exposição do arquitecto suíço Peter Zumthor.

A apresentação em Lisboa de Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007, a primeira grande exposição deste arquitecto suíço que receberia dois anos depois o Pritzker Prize, foi o culminar de um projecto iniciado por GMG em 2006 com Peter Zumthor e com o Kunsthaus Bregenz (KUB) e constituiu, sem dúvida, um momento de grande significado para a experimenta, tendo sido um evento de grande ressonância nacional e internacional.
GMG co-comissariou o projecto desde o inicio, trabalhando directamente com Zumthor em Haldenstein, onde se situa a sua casa e atelier, e depois com Eckhard Schneider, director do KUB e Thomas Durisch, curador da exposição, entre 2006 e meados de 2008.
Abordando de forma sistemática o trabalho de um dos mais importantes nomes da arquitectura contemporânea, “Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007” incidiu sobre o processo criativo e a complexa relação deste arquitecto com o tempo, os lugares, os ambientes e os habitantes dos seus projectos. Foi uma viagem imersiva e intensa à sua obra, um revelar subtil do seu modo de pensar e fazer arquitectura, abrangendo os edifícios e projectos de Peter Zumthor entre 1986 e 2007, incluindo materiais sobre o processo de desenho, esboços, modelos e planos pormenorizados, bem como uma instalação fílmica da autoria dos artistas Nicole Six e Paul Petritsch.
Foi primeiro mostrada no KUB e depois apresentada em Lisboa na LXFactory, num edifício industrial centenário, local escolhido pelo próprio Peter Zumthor, sendo que a adaptação do desenho da exposição foi efectuada por Thomas Durisch que propôs um percurso que utilizou o  então edifício principal e parte do edifício adjacente. Durisch trabalhou cuidadosamente o espaço permitindo uma visão particular do mesmo e uma narrativa que, respeitando o desenho inicial de Bregenz, se relaciona com o contexto encontrado em Lisboa.

A exposição em Lisboa foi integrada no programa da EXD’09 cujo tema foi It’s About Time. A sua inauguração foi antecedida por uma conferência do arquitecto na Aula Magna, a que assistiram 1.200 pessoas. Constituiu um enorme sucesso de público e de comunicação e teve um serviço educativo especialmente desenhado para mesma. Aberta de  7  Setembro a 2 de Novembro registou um total de 16.100 visitantes, uma média diária de 277 pessoas e de 35 visitantes por hora num local que nunca tinha até então recebido um evento cultural. Durante 58 dias o serviço educativo da experimentadesign acolheu 1540 estudantes de 35 escolas de Portugal para além de terem existido inúmeras visitas livres das escolas de arquitectura do Porto e de Lisboa.

“Peter Zumthor é um criador raro, único. No seu olhar e na forma como exerce a sua arquitectura, na contenção e profundidade dos seus gestos. Desenhando num movimento e ritmo próprios, sentimos em cada uma das suas obras o tempo que as guiou e o tempo que nelas existe e que lhes pertence. Citando Fernando Pessoa, poeta que Zumthor bem conhece, apetece dizer “Demora o olhar, e esquece que demoras o olhar…”. GMG, Set 2008

Fotos exposição e conferência aqui.
Voltar