Requalificação do Posto de Turismo da Ericeira

Design e Arquitectura — Co-Curadora, Co-Directora Artística, Comissária, Directora
Ericeira, Portugal, 2015

GMG coordenou e fez a direcção estratégica e artística de um projecto pioneiro que sublinha a relação entre o design e a economia do mar, e a importância da Ericeira Reserva Mundial de Surf.

Em 2015 a Câmara Municipal de Mafra (CMM) decidiu repensar e requalificar o Posto de Turismo da Vila da Ericeira, situado em pleno centro histórico da vila, na Praça da República, mais conhecida como o “Jogo da Bola”. Tendo em consideração a classificação da Ericeira como Reserva Mundial de Surf em 2011 e o crescente protagonismo desta modalidade desportiva e do turismo na vida económica local, tornava-se essencial criar uma abordagem que explorasse este potencial.

Seguindo o briefing entregue pela CMM, a experimentadesign criou um projecto que sublinhou a relação entre o design e a economia do mar, centrado num dos mais importantes produtos turísticos que temos – a nossa costa e o património cultural oceânico – de forma sustentada e dirigida para o mercado turístico do século XXI, exigente, informado e cosmopolita.

O briefing da requalificação tinha três objectivos:

1 Manter a função de ponto de informação turística sobre a Ericeira, Mafra e Lisboa, requalificando o espaço para que este se tornasse mais eficaz e apelativo.

2 Destacar a cultura própria da Ericeira e a sua relação com o mar, como produto turístico multifacetado e de grande valor competitivo no mercado global.

2 Criar um Centro de Interpretação sobre a Reserva Mundial de Surf e sobre o surf na Ericeira em particular, assente nas novas tecnologias, proporcionando ao público uma experiência informativa e sensorial inovadora.

 

GMG definiu a estratégia global do projecto e dirigiu e convidou uma a equipa multidisciplinar que reuniu a experimentadesign e a Alta International Creative Alliance, com várias competências, que incluíram:

— design de equipamento
— design de interiores
— arquitectura
— pesquisa museológica e científica
— escrita
— edição
— design mixmedia
— programação e código
— sound design
— vídeo
— design gráfico

Voltar